LINHA DO TEMPO

Conheça a trajetória de sucesso do Senninha

Representante de um legado, Senninha é um garoto de 8 anos que perpetua para diferentes gerações a paixão, determinação e superação do piloto Ayrton Senna. Por meio de formatos distintos, histórias, ações e personagens, ele e sua turma atravessam décadas unindo diversão e aprendizado.

1994

A largada

Criados por Rogério Martins e Ridaut Dias Jr., o personagem foi aprovado pelo próprio Ayrton Senna em conjunto com sua mãe, Dona Neyde, que contribuiu com detalhes da infância do piloto, fazendo com que Senninha tenha não só algumas características físicas de Ayrton, mas também sua personalidade, com seu jeito corajoso e bem-humorado.

Primeiras revistinhas

Com tudo aprovado, Senna anuncia as primeiras produções de HQs e revistinhas do Senninha em 1994.

Os gibis foram distribuidos gratuitamente nas escolas e nas agências do Banco Nacional e, depois, ganharam as bancas com edições quinzenais. Algumas dessas histórias estão disponíveis até hoje em nosso site.

1997

Viajando por todo o Brasil

O personagem aparece como destaque nos selos dos Correios, com mensagens incentivando a educação. 

1998

O primeiro troféu

Considerado o maior prêmio dos quadrinhos nacionais, Senninha vence o Trófeu HQ Mix como Melhor Personagem de Licenciamento em 1998.

2001

Senninha na TV

Depois de fazer sucesso nas bancas, Senninha estreia na TV com a série Zupt e aparece também em conteúdos como vinhetas, tirinhas, passatempos para jornais e recomendações de trânsito.

2003

Produtos históricos

O personagem torna-se cada vez mais querido e passa a fazer parte de campanhas que marcaram a história, como a papete do Senninha e outras parcerias de grandes empresas como Grendene, Shell, Cartoon, União e Tam.

2004

Mais um prêmio

É lançada a animação “Senninha em Dia de Mudança” em parceria com a TV Cultura.

A história vence o prêmio anual de Melhor Animação Brasileira no Anima Mundi, uma grande conquista para nosso pequeno piloto e toda sua equipe!

2006

Um parceiro repleto de energia

Acontece a icônica parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Celpe – Neoenergia Pernambuco, com edições especiais de revistinhas sobre como é gerada e maneiras de economizar energia elétrica. 

2010

Retorno às bancas

Mais de 10 anos depois de sua estreia, Senninha reaparece nas bancas de todo o Brasil em uma nova versão da HQM Editora, com histórias inéditas do personagem, como a adaptação que traz Senninha como o Pilotinho-Morcego, o defensor de Quatro Rodinhas City.

2011

Por um trânsito melhor

O personagem aparece no Clubinho Honda, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com revistinhas e vídeos sobre boas práticas no trânsito. 

2014

Relançamento da série Zupt

Mais uma vez nas telas, Senninha retorna com a querida série Zupt em 13 episódios de 1 minuto de duração, veiculados na TV Cultura e no Discovery Kids.

2015

Na era dos games

Em parceria com a plataforma Click Jogos, Senninha ganha uma página exclusiva com games do personagem no site, um dos maiores em jogos online do país.

2016

Senninha Racing Day

Acontece a primeira edição do evento, que faz analogia à tradicional Ayrton Senna Racing Day.

Reunindo centenas de participantes até hoje, a corrida conta com um mix de atividades que reforçam a importância e incentivam a prática esportiva na infância.

2016

Das telas e gibis para o mundo real

Exposições interativas do Senninha e sua turma ganham o Brasil e diversos shoppings centers promovem interações com o personagem com diferentes temas e formatos que incluem Leis de Trânsito, Pizzaria do Senninha, Mundo dos Esportes, Páscoa e muito mais.

2016

Compartilhando a paixão pelas pistas

Desenvolvido para crianças de 5 a 15 anos, foi lançado o Curso de Pilotagem Infantil, proporcionando a experiência de pilotar um kart com Tuka Rocha, um dos maiores vencedores do kartismo brasileiro.

2016

Alcançando novos horizontes

A plataforma de quadrinhos digitais Social Comics anuncia parceria com o Instituto Ayrton Senna para disponibilizar todas as histórias do personagem gratuitamente, contribuindo para que as aventuras de Senninha e sua turma ganhassem ainda mais fãs.

2018

Histórias para aprender e se divertir

Em parceria com o canal Gloob, é lançado o sucesso Senninha na Pista Maluca. De forma lúdica e divertida, as histórias da série promovem diversos aprendizados socioemocionais para crianças de 3 a 6 anos.

2020

Senninha pega carona nas lives

O personagem se adapta ao formato mais popular do ano em eventos ao vivo, no qual conta suas aventuras, participa de jogos com a turma e interage com os fãs nas redes sociais.

2020

Reconhecimento mundial

Seninha se torna Finalista do Content Innovation Awards 2020 (TBI), um importantíssimo prêmio internacional de inovação, com a animação Pista Maluca. 

2021

Novos desafios em um novo formato

A Gameventura chega ao Youtube, uma nova série interativa na qual Senninha e seu irmão Téo precisam da ajuda dos espectadores para vencer os desafios das histórias.

2021

A turma encontra o Tudum

Senninha na Pista Maluca tem a primeira temporada disponibilizada na Netflix e alcança diversos novos acessos na plataforma de streaming.

2022

Uma série com a cara do Brasil

Senninha: Uma aventura na Amazônia chega no Youtube e invade o mundo real em um circuito interativo no Shopping Center Norte (em São Paulo) e na CCXP, convidando a família toda a embarcar em uma viagem de muita aventura sobre a preservação do meio ambiente.

2024

Um horizonte de possibilidades

Senninha completa 30 anos e não planeja tirar o pé do acelerador. Ele e toda a turma ganham comemorações especiais e preparam novos conteúdos e formatos para levar essa história de sucesso ainda mais longe.

2024

Senninha chega no metaverso

O personagem chega ao Roblox, fazendo parte do universo da Sport TV, dentro do cenário de Sennaland, inspirado em Ayrton Senna e com desafios de sustentabilidade que colocam o jogador dentro da Pista Maluca.